quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Eleição disputada Irã provoca o caos e violência


A eleição aparente de Mahmoud Ahmadinejad na sexta-feira desencadeou uma série de confrontos e protestos, alimentada por apoiantes do candidato pró-reformista Mir Hossein Mousavi, que alegou que o voto para reeleger Ahmadinejad foi o resultado de uma fraude generalizada. Mousavi, após os resultados da eleição foram anunciados, imediatamente pediu partidários para resistir, dizendo: "Eu estou avisando que não vou me render a essa manipulação. O resultado do que temos visto a partir do desempenho dos funcionários não é nada, mas abalando os pilares da República Islâmica do sistema sagrado do Irã e de governança da mentira e da ditadura. "

Ao chamar de líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, para impedir que ele alegados foram violações do Irã lei, Mousavi foi, sem dúvida, decepcionado quando Khamenei, um funcionário não eleito, que detém o poder ilimitado, observou que o país deveria estar atrás de Ahmadinejad e que os resultados eleitorais eram "avaliação divina". Enquanto isso, nas ruas, os manifestantes demonstraram sua ira em maneiras mais óbvias, ateando fogo a pneus fora do Ministério do Interior e cobrando a polícia e jogar pedras quando as forças anti-motim tentaram subjugá-los.

A votação disputada, que teve um 85% impressionante de mais de 46 milhões de eleitores que giram para fora, era o único assunto na boca de iranianos no fim de semana. "Muitos iranianos foram às pessoas, porque eles queriam trazer a mudança", disse o defensor Mousavi Nasser Amiri. "Quase todo mundo que eu conheço votou Mousavi, mas Ahmadinejad está sendo declarado o vencedor. O anúncio do governo nada mais é que uma fraude generalizada. É muito, muito decepcionante. Eu nunca vou votar novamente no Irã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário